Fisioterapia - Santa Casa Misericórdia de Almeida

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Fisioterapia

Galeria
A Importância da Fisioterapia na Promoção de Saúde no Idoso

“A Fisioterapia centra-se na análise e avaliação do movimento e da postura, baseadas na estrutura e função do corpo, utilizando modalidades educativas e terapêuticas específicas, com base essencialmente no movimento, nas terapias manipulativas e meios físicos e naturais, com a finalidade de promoção da saúde e prevenção da doença, da deficiência, da incapacidade e da inadaptação e de tratar, habilitar ou reabilitar, indivíduos com disfunções de natureza física, mental, de desenvolvimento ou outras, incluindo a dor, com o objectivo de os ajudar a atingir a máxima funcionalidade e qualidade de vida”.
(decreto-lei nº 261793 de 24 de Julho)

Devido ao aumento da esperança média de vida de vida, os idosos formam o segmento que mais cresce em Portugal. O Homem sempre se preocupou com o envelhecimento, alguns caracterizam-no como uma diminuição geral das capacidades, outros consideram-no um período de crescente vulnerabilidade e de cada vez maior dependência.
A atenção integral do idoso de forma mais humanizada, com acções de prevenção, promoção, protecção e recuperação da saúde, exigem a participação de equipas multiprofissionais e interdisciplinares, incluindo a participação do Fisioterapeuta.

O Fisioterapeuta é um membro da saúde com sólida formação científica, que actua desenvolvendo acções de prevenção, avaliação, tratamento e reabilitação, usando nessas acções programas de orientações e promoção de saúde, além de agentes físicos como o movimento, a água, o calor, o frio e a electricidade.

A Fisioterapia Geriátrica tem como objetcivo a promoção, manutenção e recuperação da saúde especifica do idoso, em todas as áreas de actuação do fisioterapeuta. Como consequência das principais alterações biológicas ocorridas pelo processo de envelhecimento - a diminuição da massa muscular e da densidade óssea, perda da força muscular, perda da agilidade, da coordenação motora, do equilíbrio, da mobilidade articular, entre outros - os idosos ficam mais vulneráveis às quedas, sendo estas as principais causas de acidentes.
A Fisioterapia Preventiva tem como objectivo prevenir as quedas, melhorando a força muscular, o equilíbrio, a propriocepção e a coordenação motora, e está aliada com orientações aos pacientes e familiares e auxiliares de Lar.

Entre as alterações relacionadas à idade, estão a presença de factores de risco e a ocorrência de doenças degenerativas, que determinam um certo grau de dependência, relacionado directamente com a perda de autonomia e dificuldade de realizar as actividades básicas de vida diária, interferindo na sua qualidade de vida.
A existência de défice ou perda da capacidade funcional (capacidade de o indivíduo realizar as suas atividades físicas e mentais necessárias para manutenção das suas actividades básicas e instrumentais), que geralmente está associada com as condições de artropatias, hipertensão arterial e cardiopatias; pode resultar em fragilidade, dependência, institucionalização, risco aumentado de quedas, problemas de mobilidade e morte, trazendo complicações ao longo do tempo e gerando cuidados de longa permanência e alto custo. Nesse caso, a Fisioterapia é peça fundamental no que diz respeito a recursos terapêuticos utilizados com finalidades de manutenção da autonomia e independência funcional do idoso, contribuindo para o envelhecimento saudável e para uma melhor qualidade de vida.

Desde Maio de 2008 que os utentes da Santa Casa de Misericórdia de Almeida usufruem da Prestação de Cuidados de Fisioterapia. Deste modo, toda a assistência à saúde do idoso, prestada pela Fisioterapeuta e pela restante equipa, é consubstanciada na promoção do envelhecimento saudável; manutenção da autonomia e da capacidade funcional; assistência às necessidades de saúde do idoso; reabilitação da capacidade funcional comprometida e, apoio ao desenvolvimento de cuidados informais.

 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal